TREINAMENTO DE LÍDERES DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA – CMC
12 de setembro de 2023 2024-07-12 11:15TREINAMENTO DE LÍDERES DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA – CMC
TREINAMENTO DE LÍDERES DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA - CMC SÃO JOSÉ DOS AUSENTES
Cursos de Primeiros Socorros
Baseado nas:
ABNT NBR ISO 21102 – Turismo de Aventura – Líder – Competências de Pessoal.
ABNT NBR 15398 – Caminhada de Longo Curso – Líder
ABNT NBR ISO 21103 – Turismo de Aventura – Informações a Participantes.
ABNT NBR ISO 21101 – Turismo de Aventura – Sistema de Gestão da Segurança
APRESENTAÇÃO DO TREINAMENTO
Nos últimos anos, observou-se que tanto as competências técnicas, quanto as comportamentais tornaram-se um diferencial para quem deseja manter-se atualizado e no mercado competitivo dos dias de hoje, principalmente no seguimento de ecoturismo e turismo de aventura.
Assim, os treinamentos sobre normas técnicas tornaram-se uma peça-chave nos desafios atuais de empresas de ecoturismo, de turismo de aventura e dos profissionais do setor, e consequentemente, nas prestações de serviço referentes a estas atividades.
Este treinamento torna se uma referência para as prestações de serviço nas atividades de ecoturismo e de turismo de aventura, e proporciona aos treinados uma maior qualificação profissional, além de ser uma importante ferramenta para a preparação das avalidações da conformidade de Sistemas de Gestão de Segurança em Turismo de Aventura – SGS – ABNT NBR ISO 21101; e de Líderes de Ecoturismo e Turismo de Aventura – Competências Mínimas de Condutor ABNT NBR ISO 21102.
OBJETIVOS DO TREINAMENTO
• Capacitar os participantes para a prestação de serviços na atividade de Condutor de Ecoturismo e Turismo de Aventura, realizando atividades interpretativas no ambiente natural, na vida ao Ar Livre, e do patrimônio ambiental, histórico-cultural e tradicional, nas unidades de conservação, nos parques nacionais, estaduais e municipais.
• Nivelar o conhecimento técnico dos Condutores de Turismo de Aventura na ABNT NBR ISO 21102 – Turismo de Aventura – Líder – Competências de Pessoal, ABNT NBR ISO 21103 – Informações a Participantes, ABNT NBR ISO 21101 – Turismo de Aventura – Sistema de Gestão da Segurança, melhorando a qualidade e a segurança dos serviços prestados nesse segmento;
• Disseminar as boas práticas e estimular o interesse na aplicação dos requisitos da norma, preparando os participantes para as futuras certificações em Ecoturismo e Turismo de Aventura.
• Ajudar a desenvolver organizadamente alternativas econômicas, através de condutores de ecoturismo e turismo de aventura devidamente formados, fomentando a geração de renda para a região e fortalecendo suas potencialidades cooperativas.
A profissionais e empresas que desejam qualificação na ABNT NBR ISO 21102 – Turismo de Aventura – Líder – Competências de Pessoal.
• Condutores Locais e Guias de Turismo
• Gestores de Agências e Operadoras de Ecoturismo e Turismo de Aventura
• Guias de Ambientes Naturais e da Vida ao Ar Livre
• Professores e Educadores – Treinadores de Equipes – Treinadores em Eventos Recreativos e Esportivos
• Guardas Florestais e Servidores de Unidades de Conservação e Parques Naturais
• Salva-Vidas – Bombeiros – Policiais e demais profissionais do setor do Sistema de Serviços de Emergência
• Comunicação, Bem Estar, Educação e Convívio Social
• Legislação, Qualidade do Serviço, Postura Profissional, Desenvolvimento de Habilidades entre Condutor e Cliente
• Liderança, Tomada de Decisão, Resolução de Conflitos, Gerenciamento de Crise, Gestão de Perigos e Riscos
• Planejamento de Atividade, Técnicas de Mínimo Impacto Ambiental, Habilidades Técnicas na atividade
• Situações e Procedimentos de Emergência, Manutenção e Conservação de Equipamentos
• Noções de Cartografia, Orientação e Navegação, Noções de Meteorologia
O conteúdo será dividido em aulas teóricas e aulas práticas, com diversas dinâmicas de grupo, onde serão aplicadas, conforme leitura do grupo, para que possam vivenciar e refletir sobre as habilidades e competências contidas nas NBRs ABNTs ISOs trabalhadas. Os alunos durante o CMC serão preparados para a discussão específica contidas na ABNTs NBRs ISOs.
O CURSANDO QUE TOTALIZAR AS 80 HORAS, RECEBERÁ O CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO TREINAMENTO
Com a carga horária de 80 horas aula, onde foram abordados os seguintes temas teóricos e práticos:
1. CONDUÇÃO DE GRUPOS E QUALIDADE DO SERVIÇO – 600 min.
2. COMPETÊNCIAS DO CONDUTOR, POSTURA PROFISSIONAL – 240 minutos
3. COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS DO CONDUTOR E CLIENTE – 240 minutos
4. BEM-ESTAR, EDUCAÇÃO E CONVÍVIO SOCIAL – 240 min.
5. MOTIVAÇÃO E PERFIL DO CLIENTE – 120 min.
6. LEGISLAÇÃO, NORMAS TÉCNICAS E ASSOCIATIVISMO, FORTALECENDO O SEGUIMENTO – 180 min.
7. LIDERANÇA – 300 min.
8. RESOLUÇÃO DE CONFLITOS – 180 minutos
9. TOMADA DE DECISÃO – 180 min.
10. FEEDBACK E COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA – 180 min.
11. GERENCIAMENTO DE CRISE – 180 min.
12. METEOROLOGIA – 120 min.
13. ORIENTAÇÃO, NAVEGAÇÃO E CARTOGRAFIA – 240 min.
14. PRÁTICAS DE MÍNIMO IMPACTO – 240 min.
15. EQUIPAMENTOS DO CONDUTOR, MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO – 120 min.
16. HABILIDADES TÉCNICAS, GESTÃO DE PERIGOS E RISCOS, PAE E SGS – 300 min.
17. PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE – 180 min.
18. SITUAÇÕES E PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIA – 300 min.
19. FAUNA E FLORA-GEOLOGIA – 240 min.
20. HISTÓRIA, CULTURA E TRADIÇÃO – 120 min.
21. ICMBIO, PARQUES NACIONAIS, ESTADUAIS E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – 240 min.
22. CAMINHADAS DE LONGO CURSO – 180 min.
Foi seguido a apostila do Curso de Competências Mínimas de Condutor e as boas práticas consagradas do seguimento de Ecoturismo e Turismo de Aventura
Todo o trabalho realizado foi desenvolvido com postura proativa, assegurando os objetivos propostos
• Aprender através da experiência é um processo educacional baseado na ação e na reflexão.
• As experiências são intencionalmente desenhadas, apresentadas e refletidas de tal maneira que estimulem valores e promovam o domínio das técnicas seguindo os requisitos das NBRs.
• O treinamento com formato de emersão e que proporciona uma vivência em grupo possibilitando aprendizados
• ( principalmente comportamentais ) através da experiência adquirida no convívio.
• O grupo, composto pelos alunos e instrutores, passa por várias fases: namoro ou infância, tempestade ou juventude, maturidade e transformação (normalização e performance), cada qual com suas características; brilhos e tropeços.
• As atividades e aulas serão inseridas de acordo com a fase, características do grupo e necessidades, objetivando a retenção do conhecimento e a capacitação para uma futura certificação.
• Faz parte do curso a formação de diversos grupos de trabalho com a responsabilidade de solucionar diferentes demandas como: estudo e apresentação de um conteúdo transversal ou específico, logística das atividades, manutenção dos equipamentos, limpeza dos ambientes, alimentação do grupo e, organização em geral.
• Serão ministradas aulas em sala com recursos audiovisuais abordando alguns conteúdos transversais e, principalmente, contextualizando o conteúdo comportamental. Em ambiente natural, conteúdos técnicos, tais como: orientação, meteorologia, etc., intercalados com atividades e dinâmicas de grupo que orientam os alunos sobre as habilidades comportamentais e técnicas do condutor de turismo de aventura, conteúdo histórico-cultural e ambiental.
• Em dois dias e meio do curso e os alunos terão a oportunidade de expor e vivenciar as habilidades adquiridas, dando e recebendo “feedbacks” do corpo de instrutores e de outros alunos.
• Aprender através da experiência é um processo educacional baseado na ação e na reflexão.
• As experiências foram intencionalmente desenhadas e serão apresentadas e refletidas de tal maneira que estimulem valores e promovam o domínio das técnicas.
• Todo curso experiencial deverá ter o aprendizado através da experiência como fundamento de sua prática de ensino.
• Essa prática de ensino requer uma sequência de recebimento do conteúdo, desafios propostos, e reflexões sobre a execução que impelem os alunos a adquirir técnicas e principalmente formar conceitos e valores atitudinais.
• Este ciclo de aprendizagem fornece recursos e informações necessárias para que o aluno adquira autopercepção e habilidades.
EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL
• “Educação Experiencial é aprender fazendo. É um processo que indivíduos constroem conhecimento, adquirem habilidades, e realçam valores de experiências diretas” (ACE, 1995).
• Um elemento chave da aprendizagem experiencial é aprender fazendo combinando com reflexão. É um processo mais ativo do que passivo, exigindo alunos motivados e responsáveis pela sua própria aprendizagem. O ato da aprendizagem é o resultado da reflexão sobre a experiência. Ter uma experiência não resulta necessariamente em aprendizagem; você tem que refletir nisto. O propósito de aprendizagem é para ganhar algo novo e pôr aquela habilidade ou informações para o teste da utilidade.
• Os participantes são convidados a participar de aulas, intercaladas com atividades desafiantes e estruturadas gerando importantes reflexões e aplicações práticas do conteúdo, proporcionando maior retenção da informa
• Os participantes serão avaliados pelos instrutores do Curso através da observação comportamental, pelas habilidades técnicas da norma NBR ABNT ISO 21102 que foram apresentadas, pela participação em trabalhos e atividades sendo em grupo e individualmente, em questões técnicas e em conteúdos transversais da norma.
• As ferramentas de avaliação sinalizarão o nível de absorção do aluno sobre o conteúdo do curso, permitindo intervenção ágil e a sua correção, para futura certificação.
Conhecimentos – Avaliação de exercícios teóricos.
Habilidades Comportamentais e Técnicas – Avaliação de resultados individuais e em grupos de trabalho.
Atitudes – Análise e observação atitudinais e procedimentais durante as atividades práticas.
• A pontuação para aprovação será igual ou superior a 7,0 (sete), e aqueles que não atingirem a média mínima não receberão o atestado de conclusão do curso. Também é necessária a participação em pelo menos 75% das aulas ministradas, sendo avaliados sobre o assunto aplicado, antes, durante e ao final de cada apresentação.
• A avaliação será feita pelos instrutores, preenchendo uma tabela (formulário), tendo avaliação de todos os tópicos e exercícios aplicados.
• Os alunos aprovados receberão da empresa, um atestado de conclusão do treinamento.
A EMPRESA 5 ELEMENTOS CURSOS ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA
• A 5 Elementos Cursos – Consultoria e Assessoria é a empresa responsável pelo projeto e desenvolve consultorias e implementação de normas técnicas de turismo e programas de capacitação em ecoturismo e turismo de aventura com atividades orientadas, em áreas naturais, proporcionando às pessoas a participação em situações direcionadas para os desafios do dia-a-dia, integração das pessoas com o meio ambiente, conhecimento, troca de experiências, aventura, lazer e qualidade de vida.
• Os profissionais atuantes possuem experiência em condução em áreas naturais, gestão de pessoas, normalização, capacitação, consultoria e certificação em turismo de aventura.
• É estabelecida no Rio Grande do Sul desde 2005, sendo pioneira em Capacitações e Treinamentos em Atividades ao Ar Livre, em Ecoturismo e Turismo de Aventura em todo o Brasil, com 17 anos de experiência na Serra Gaúcha, e com profissionais de 24 anos de atuação no cenário nacional, somos referência em Capacitações e Treinamentos nas atividades de Ecoturismo e Turismo Aventura.
• Temos a nossa sede em Cambará do Sul – RS, na Rua da Tradição nº 53, na estrada do Cânion do Itaimbezinho, no centro da cidade, no Cep 95.480.000, com os fones e WhatsApp (54) 9 9984.57.66 ou (54) 9 8447.96.51.
• Tem em suas operações, atividades voltadas ao Ecoturismo e Turismo de Aventura, com muita qualidade e segurança, e a nossa equipe tem experiência nas atividades desenvolvidas e com grande conhecimento das normas técnicas de ecoturismo e turismo de aventura.
• Estamos sempre trabalhamos com comprometimento e seriedade em nossa prestação de serviço, e com a nossa empresa de acordo com a Lei Geral do Turismo nº 11.771, de 17 / set / 2008, e as Normas Técnicas de Ecoturismo e Turismo de Aventura da ABNT, que conta com um Sistema de Gestão da Segurança implementado, a NBR ISO 21101, e este sistema é aplicado em todas as nossas atividades, Capacitações e Treinamentos, passeios e roteiros que operamos.
• É atuante na proteção e conservação do Meio Ambiente, com Ações Sócio Ambientais, desenvolvendo várias ações com o objetivo de conscientizar e sensibilizar os participantes destas ações a contribuírem no seu cotidiano para um meio ambiente cada vez melhor.
• Trabalhamos na primeira empresa no Brasil a ser certificada pelo Inmetro, a ABNT NBR 15331 – Sistema de Gestão de Segurança, em junho de 2010, através da ABETA – Associação Brasileira e Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Programa Aventura Segura do Ministério do Turismo, em dois produtos. Caminhada nas Trilhas do Vértice e da Trilha do Cotovelo no Cânion Itaimbezinho no Parque Nacional de Aparados da Serra, e a Caminhada nas Trilhas do Mirante e da Pedra do Segredo no Cânion Fortaleza no Parque Nacional da Serra Geral.
Gestora do Projeto: Carolina Sander Martins
Coordenadora Pedagógica: Raquel Cristina dos Santos Rech
Instrutor e Coordenador do Treinamento: Josemar Contesini – 5 Elementos Cursos – Aparados da Serra Adventure
Coordenador da Metodologia Experiencial: Alexandre Fiorin – Vivendo Consultoria e Treinamentos
Instrutor e Coordenador da Área Ambiental: Theo Vieira Larratéa – Animal Plan
Instrutor e Coordenador da Expedição, Orientação e Navegação: Evandro Clunck – Sol de Indiada
Instrutores: Ulises Xavier – Leomar Rodrigo Paese – Diones Antoniazzi Jacobi
INSTRUTOR RESPONSÁVEL
• Josemar Contesini, 50 anos, paulista, residente na Serra gaúcha, nos Aparados da Serra – Cambará do Sul – RS, desde 2005.
• Atuante no mercado brasileiro como Trainer e Operador de ecoturismo e atividades de aventura desde 1998, desenvolvendo atividades orientadas em ambientes naturais, na vida ao ar livre, vivenciando os aspectos ambientais e culturais das regiões.
• Consultor e Assessor em implementação das Normas Técnicas da ABNT NBRs em Ecoturismo e Turismo de Aventura.
• Auditor do INMETRO da ABNT NBR ISO 21101 – SGS – Sistema de Gestão da Segurança em Turismo de Aventura.
• Instrutor, Avaliador e condutor de Rafting da IRF – International Rafting Federation – 2006 / 2021.
• Instrutor de KaiaK em Águas Brancas – Nível 2 – 2015 / 2020 – Membro da ACA – Associação Americana de Canoagem.
• Treinador Leave No Trace – Não deixe Rastros – Mínimos Impactos em Ambientes Naturais – Trainer Couse – Leave No Trace.
• Instrutor de 1º Socorros em Áreas Remotas da American Safety & Health Institute.
• Instructor Development Couse – The de Emergency Medical Response – EMR e BLS.
• Socorista pela Wilderness Medicine Institute – NOLS – WFA – Wilderness First Aid e WAFA – Wildernes Advence First Aid.
• Instrutor dos Cursos das NBRs da ABNT de Ecoturismo e Turismo de Aventura e qualificação profissional da ABETA.
• A frente dos treinamentos e capacitações da empresa 5 Elementos Cursos, como os cursos de CMC – Competências Mínimas de Condutor – Líderes de Eco e Aventura – NBR ISO 21102- Líder, Curso de iniciação em Técnicas Verticais em Turismo de Aventura – ABNT NBR 15.400 – Condutores de Canionismo e Cachoeirismo – Competência de Pessoal – ABNT NBR 15.501 – Técnicas Verticais – Requisitos para Produtos e ABNT NBR 15.502 – Técnicas Verticais – Procedimentos, WFA – WILDERNESS FIRST AID – 1º socorros em Áreas Remotas – Eco e Aventura – ASHI – American Safety & Health Institute.
• Exerce a função de coordenador comercial e operacional na Empresa Aparados da Serra Adventure, estando a frente das formatações de novos produtos e das atividades de turismo de aventura. Além de atuar nas horas vagas como condutor local de Ecoturismo e turismo de aventura
• A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA, desde 2004 atua ativamente na defesa dos interesses de seus associados perante o mercado, poderes público e privado. Hoje mais de 140 empresas com sedes em 22 estados e no Distrito Federal fazem parte da Associação.
• Representar, qualificar e promover seus associados são os objetivos maiores da ABETA que, por meio de diversas ações e parcerias, busca tornar estas empresas mais competitivas e referências mundiais na qualidade da prestação de serviços. Uma das consequências é a consolidação do mercado da vida ao ar livre no Brasil e a disseminação da oferta mais segura das atividades de aventura.
• Executora do Programa Aventura Segura – PAS. Iniciado em 2006, o programa foi resultado de uma parceria entre a ABETA, o Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional e contribuiu para o desenvolvimento turístico de 17 regiões do Brasil, em 13 diferentes Estados, que passaram a ter o ecoturismo e o turismo de aventura como fonte de desenvolvimento econômico qualificado, certificado e estruturado localmente.
• O programa foi baseado no desenvolvimento e aplicação de 32 Normas Técnicas Oficiais para os segmentos de ecoturismo e turismo de aventura, criando padrões de qualidade e segurança para a oferta das atividades.
Recomendamos a continuação de sua capacitação em ecoturismo e turismo de aventura, e realizando manutenção das suas competências.
Uma boa prática e realizar outros cursos de normas técnicas, tais como:
• Canionismo e Cachoeirismo – Condutor ABNT NBR – 15400
• Turismo Fora-de-estrada – 4 x 4 – Condutores – ABNT NBR – 15383
• Rafting – Condutores – ABNT NBR – 15370
• Espeleoturismo – Condutores – ABNT NBR – 15399
• Montanhismo e Escalada – Condutores – ABNT NBR – 15397
Normas focadas nas operações dos Produtos de Ecoturismo e Turismo de Aventura
• Turismo com atividades de caminhada – Parte 1: Requisitos para produto
• Turismo com atividades de caminhada – Parte 2: Classificação de percursos
• Cicloturismo – Parte 1: Requisitos para produto
• Cicloturismo – Parte 2: Classificação de percursos
• Técnicas verticais – Parte 1: Requisitos para produto
Técnicas verticais – Parte 2: Procedimento
• Turismo eqüestre – Parte 1: Requisitos para produto
• Turismo eqüestre – Parte 2: Classificação de percursos
• Parque de arvorismo – Parte 1: Requisitos das instalações físicas
• Parque de arvorismo – Parte 2: Requisitos de operação
• Turismo fora-de-estrada em veículos 4×4 – Requisitos para produto
• Espeleoturismo de aventura – Requisitos para produto
• Turismo com atividades de bungee jump – Requisitos para produto
Entre outras
• SGS – Sistema de gestão da segurança – ABNT NBR ISO – 21101
• Informações mínimas a clientes e participantes – ABNT NBR ISO 21103
• Terminologia do Turismo de aventura
ÍTENS INCLUSOS NO CURSO
• Instrução e acompanhamento pelos instrutores.
• Materiais individuais e coletivos para aulas práticas.
• Apostila em PDF e demais materiais do Curso.
• Certificado de conclusão do curso
• Transporte aéreo e/ou terrestre.
• Estadia antes, durante e após o período do curso
• Alimentação e bebidas.
• Demais despesas não mencionadas.