5 ELEMENTOS CURSOS

WFA – WILDERNESS FIRST AID

IMG_1296

WFA - WILDERNESS FIRST AID

Cursos de Primeiros Socorros

Treinamento de 1º socorros em áreas remotas – WFA – Wilderness First Aid – com certificação válida em todo território nacional com foco em ecoturismo e turismo de aventura, fornecendo uma abordagem detalhada e abrangente para o atendimento e o gerenciamento de urgências e emergências em ambientes naturais. 1º Socorros com nível de treinamento de um socorrista de emergência, atendendo os requisitos de treinamento em primeiros socorros com recursos limitados, com cuidados especiais neste tipo de ambiente, a das tomadas de decisões sobre quando e com que rapidez evacuar uma pessoa, sendo que provavelmente a remoção vai demandar, abordando e fornecendo uma capacitação mais rica e avançada.

APRESENTAÇÃO DO TREINAMENTO

Nos últimos anos, observou-se que tanto as competências técnicas quanto as comportamentais tornaram-se um diferencial para quem deseja manter-se atualizado e no mercado competitivo dos dias de hoje, principalmente no seguimento de ecoturismo e turismo de aventura. Assim, os treinamentos realizados pela 5 Elementos Cursos, tornaram-se uma peça-chave nos desafios atuais das empresas de ecoturismo, de turismo de aventura e por profissionais do setor, sendo uma importante ferramenta na preparação das prestações de serviço do seguimento e consequentemente, sendo referência em suas atividades.

O “1º SOCORROS EM ÁREAS REMOTAS” da 5 Elementos Cursos, com foco em Ecoturismo e Turismo de Aventura, fornece uma abordagem detalhada e abrangente para o atendimento e o gerenciamento de urgências e emergências médicas fora do hospital, muitas vezes em ambientes naturais, antes da chegada do SAMU.

Oferecendo aos Cursandos que não prestam serviços de emergência, a aplicação do 1º Socorros com um nível de treinamento comparável a um socorrista profissional de emergência, pois atende, e até excede os requisitos de treinamento em primeiros socorros normais, ao qual estimula o desejo do aluno a se desenvolver cada vez mais.

Os ambientes naturais criam situações especiais que geralmente não são encontradas em um ambiente urbano ou suburbano.

Nas aulas de Primeiros Socorros em Áreas Remotas da 5 Elementos Cursos, os prestadores de primeiros socorros em um ambiente externo ou remoto estarão mais bem preparados para responder diante de recursos limitados, cuidados especiais neste tipo de ambiente, a das tomadas de decisões sobre quando e com que rapidez evacuar uma pessoa doente ou ferida, sendo que provavelmente a remoção vai demandar de mais tempo.

O programa foi desenvolvido para fornecer aos socorristas, mais profundidade e exposição aos tópicos abordados no treinamento, fornecendo uma capacitação mais rica e avançada.



ESTE CURSO É DESTINADO AOS QUE DESEJAM CERTIFICAÇÃO EM WFA – WILDERNESS FIRST AID

Este curso é destinado a profissionais e empresas que desejam certificação em 1º SOCORROS EM ÁREAS REMOTAS, como:

• Condutores Locais, Guias de Turismo e Gestores de Agências e Operadoras de Ecoturismo e Turismo de Aventura

• Condutores e Guias de Ambientes Naturais e da Vida ao Ar Livre

• Condutores da Vida ao Ar Livre e em Ambientes Naturais

• Salva-Vidas – Bombeiros – Policiais e demais profissionais do setor do Sistema de Serviços de Emergência

• Professores e Educadores – Treinadores de Equipes – Treinadores em Eventos Esportivos

• Guardas Florestais e Servidores de Unidades de Conservação e Parques Naturais

• Membros da Equipe de Desastre, Membros de Equipes de Resposta a Emergências da Comunidade

• Pessoal de Segurança, Equipe de controle de Eventos e Multidões

• Membros da Equipe de Resposta a Emergências
HABILIDADES COMPORTAMENTAIS TRABALHADAS E TÉCNICAS DE CONDUÇÃO DE GRUPOS

• Comunicação, Bem Estar, Educação e Convívio Social

• Legislação, Qualidade do Serviço, Postura Profissional, Desenvolvimento de Habilidades entre Condutor e Cliente

• Liderança, Tomada de Decisão, Resolução de Conflitos, Gerenciamento de Crise, Gestão de Perigos e Riscos

• Planejamento de Atividade, Técnicas de Mínimo Impacto Ambiental, Habilidades Técnicas na atividade

• Situações e Procedimentos de Emergência, Manutenção e Conservação de Equipamentos

• Noções de Cartografia, Orientação e Navegação, Noções de Meteorologia
PERÍODO DE REALIZAÇÃO E CARGA HORÁRIA DE 24 HORAS AULA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – ASSUNTOS ABORDADOS

1. Apresentação do curso
2. Preparando para ajudar
3. Primeiros socorros na natureza
4. Protegendo-se
5. Considerações legais
6. Obtendo mais ajuda
7. Avaliação da cena
8. Decidindo ajudar
9. Avaliação inicial
10. Movimentando o corpo
11. Sinais vitais
12. Avaliação secundária
13. Transporte de vítimas
14. Lesões na cabeça, pescoço e costas
15. Controle de sangramento
16. Curativos embalados
17. Bandagem triangular
18. Ferimentos graves
19. Lesões no peito
20. Outras lesões
21. Lesões abdominais
22. Lesões faciais
23. Lesões musculoesqueléticas
24 Tratamento de bolhas
25. Limpeza, fechamento de ferimentos e seus curativos
26. Infecção
27. Higiene
28. Queimaduras
29. Hemorragia interna
30. Estado de choque
31. Lesão cerebral
32. Frio e calor
33. Doenças repentinas
34. Animais peçonhentos
35. Afogamento
36. Demais considerações
37. RCP – Respiração cárdio pulmonar DEA – desfibrilador externo automático
INFORMAÇÕES TÉCNICAS GERAIS

Preferencialmente, ter certificação atual em treinamento em RCP no nível de assistência médica ou Suporte Básico de Vida (BLS).

É necessário ter pelo menos um mínimo de preparo físico;

Todas as atividades contam com instrução prévia e a ordem da programação poderá ser alterada caso ocorra alguma eventualidade que possa comprometer o bom andamento das atividades;

Sugerimos o uso de roupas confortáveis e maleáveis e de acordo com o clima da região, calçado fechado, protetor solar, medicamentos pessoais e água;

Pelo curso ser em ambiente natural, aconselhamos que se proteja contra aranhões em geral e animais peçonhentos;

Solicitamos que siga as recomendações dos instrutores e não se afaste do grupo, pois poderão ocorrer escorregamentos, escoriações, arranhões, pequenas queimaduras, lesões leves, graves ou gravíssimas, pelo não cumprimento das orientações dos instrutores;

Aconselhamos que tenha cuidado também com materiais pessoais como máquinas fotográficas, equipamentos de filmagem, óculos de sol ou de grau, dentre outros.
METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO PEDAGÓGICA APLICADA – TEAL TREINAMENTO EXPERIENCIAL AO AR LIVRE

• Aprender através da experiência é um processo educacional baseado na ação e na reflexão.

As experiências são intencionalmente desenhadas, apresentadas e refletidas de tal maneira que estimulem valores e promovam o domínio das técnicas seguindo os requisitos do a ASHI, treinamento de 1º socorros em áreas remotas – WFA – Wilderness First Aid.

• O treinamento proporciona uma vivência em grupo possibilitando aprendizados ( principalmente comportamentais ) através da experiência adquirida no convívio.

• O grupo, composto pelos alunos e instrutores, passa por várias fases: namoro ou infância, tempestade ou juventude, maturidade e transformação ( normalização e performance ), cada qual com suas características; brilhos e tropeços.

• As atividades e aulas serão inseridas de acordo com a fase, características do grupo e necessidades, objetivando a retenção do conhecimento para o treinamento de 1º socorros em áreas remotas – WFA – Wilderness First Aid

• Faz parte do curso a formação de diversos grupos de trabalho com a responsabilidade de solucionar diferentes demandas.

• Serão ministradas aulas em sala com recursos audiovisuais abordando alguns conteúdos transversais e, principalmente, contextualizando o conteúdo comportamental nas ações de 1º socorros em áreas remotas – WFA – Wilderness First Aid .

• Em ambiente natural, os conteúdos os técnicos, são intercalados com atividades e dinâmicas de grupo que orientam os alunos sobre as habilidades comportamentais e técnicas do treinamento de 1º socorros em áreas remotas – WFA – Wilderness First Aid em turismo de aventura.

• No curso e os alunos terão a oportunidade de expor e vivenciar as habilidades adquiridas, dando e recebendo “feedbacks” do corpo de
APRENDIZADO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA

• Aprender através da experiência é um processo educacional baseado na ação e na reflexão.

• As experiências do treinamento de 1º socorros em áreas remotas – WFA – Wilderness First Aid, foram intencionalmente desenhadas e serão apresentadas e refletidas de tal maneira que estimulem valores do atendimento de 1º socorros em áreas remotas e promovam o domínio das técnicas.

• Todo curso terá o aprendizado através da experiência como fundamento de sua prática de ensino.

• Essa prática de ensino requer uma sequência de recebimento do conteúdo, desafios propostos, e reflexões sobre a execução do 1º socorros em áreas remotas que impelem os alunos a adquirir técnicas e principalmente formar conceitos e valores atitudinais.

• Este ciclo de aprendizagem fornece recursos e informações necessárias para que o aluno adquira autopercepção e habilidades de 1º socorros em áreas remotas
EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL

“Educação Experiencial é aprender fazendo. É um processo que indivíduos constroem conhecimento, adquirem habilidades, e realçam valores de experiências diretas” (ACE, 1995).

• Um elemento chave da aprendizagem experiencial é aprender fazendo combinando com reflexão. É um processo mais ativo do que passivo, exigindo alunos motivados e responsáveis pela sua própria aprendizagem. O ato da aprendizagem de 1º socorros em áreas remotas é o resultado da reflexão sobre a experiência. Ter uma experiência não resulta necessariamente em aprendizagem; você tem que refletir nisto.

• O propósito de aprendizagem é para ganhar algo novo e pôr aquela habilidade ou informações para o teste da utilidade de1º socorros em áreas remotas.

• Os participantes são convidados a participar de aulas, intercaladas com atividades desafiantes e estruturadas gerando importantes reflexões e aplicações práticas do conteúdo, proporcionando maior retenção da informação.
AVALIAÇÃO – O QUE E NECESSÁRIO APRESENTAR PARA A CONCLUSÃO DO TREINAMENTO E A CERTIFICAÇÃO

– Avaliação escrita
– Avaliação de habilidades durante as práticas
– Demonstrar corretamente a competência das aulas e práticas apresentados no treinamento
– A conclusão bem-sucedida baseia-se nos objetivos principais de aprendizagem, e não no tempo de instrução prescrito.


• Os participantes serão avaliados pelos instrutores do Curso através da observação comportamental, pelas habilidades técnicas da norma NBR ABNT ISO 21102 que foram apresentadas, pela participação em trabalhos e atividades sendo em grupo e individualmente, em questões técnicas e em conteúdos transversais da norma.

• As ferramentas de avaliação sinalizarão o nível de absorção do aluno sobre o conteúdo do curso, permitindo intervenção ágil e a sua correção do curso de 1º socorros em áreas remotas – WFA – Wilderness First Aid.

Conhecimentos – Avaliação de exercícios teóricos.

Habilidades Comportamentais e Técnicas – Avaliação de resultados individuais e em grupos de trabalho.

Atitudes – Análise e observação atitudinais e procedimentais durante as atividades práticas.

• A pontuação para aprovação será igual ou superior a 7,0 (sete), e aqueles que não atingirem a média mínima não receberão o atestado de conclusão do curso. Também é necessária a participação em pelo menos 75% das aulas ministradas, sendo avaliados sobre o assunto aplicado, antes, durante e ao final de cada apresentação.

• A avaliação será feita pelos instrutores, preenchendo uma tabela (formulário), tendo avaliação de todos os tópicos e exercícios aplicados.

• Os alunos aprovados receberão da empresa, um atestado de conclusão do treinamento de 1º socorros em áreas remotas – WFA – Wilderness First Aid.
LICENCIAMENTO E CREDENCIAMENTO DE SOCORRISTAS MÉDICOS DE EMERGÊNCIA

Um indivíduo que tenha sido treinado e certificado nos curso de 1º Socorros em Áreas Remotas, não será licenciado ou credenciado para praticar atendimento médico de emergência como um provedor de SME – Serviço Médico de Emergência, ou dentro de um sistema SME estadual ou federal organizado. O licenciamento ou credenciamento do provedor a SME são atividades legais executadas pelo estado, não pela 5 Elementos Cursos. Indivíduos que desejam licenciamento e credenciamento no sistema SME – Sistema Médico de Emergência do estado devem preencher requisitos específicos estabelecidos pela autoridade reguladora, O programa do 1º Socorros em Áreas Remotas, não se destina a preparar indivíduos para certificação, licenciamento ou credenciamento nacional como um fornecedor do SME.
A INSTRUTOR JOSEMAR CONTESINI

• Josemar Contesini, 50 anos, paulista, residente na Serra gaúcha, nos Aparados da Serra – Cambará do Sul – RS, desde 2005.

• Atuante no mercado brasileiro como Trainer e Operador de ecoturismo e atividades de aventura desde 1998, desenvolvendo atividades orientadas em ambientes naturais, na vida ao ar livre, vivenciando os aspectos ambientais e culturais das regiões.

• Consultor e Assessor em implementação das Normas Técnicas da ABNT NBRs em Ecoturismo e Turismo de Aventura.

• Auditor do INMETRO da ABNT NBR ISO 21101 – SGS – Sistema de Gestão da Segurança em Turismo de Aventura.

• Instrutor, Avaliador e condutor de Rafting da IRF – International Rafting Federation – 2006 / 2021.

• Instrutor de KaiaK em Águas Brancas – Nível 2 – 2015 / 2020 – Membro da ACA – Associação Americana de Canoagem.

• Treinador Leave No Trace – Não deixe Rastros – Mínimos Impactos em Ambientes Naturais – Trainer Couse – Leave No Trace.

• Instrutor de 1º Socorros em Áreas Remotas da American Safety & Health Institute.

• Instructor Development Couse – The de Emergency Medical Response – EMR e BLS.

• Socorista pela Wilderness Medicine Institute – NOLS – WFA – Wilderness First Aid e WAFA – Wildernes Advence First Aid.

• Instrutor dos Cursos das NBRs da ABNT de Ecoturismo e Turismo de Aventura e qualificação profissional da ABETA.

• A frente dos treinamentos e capacitações da empresa 5 Elementos Cursos, como os cursos de CMC – Competências Mínimas de Condutor – Líderes de Eco e Aventura – NBR ISO 21102- Líder, Curso de iniciação em Técnicas Verticais em Turismo de Aventura – ABNT NBR 15.400 – Condutores de Canionismo e Cachoeirismo – Competência de Pessoal – ABNT NBR 15.501 – Técnicas Verticais – Requisitos para Produtos e ABNT NBR 15.502 – Técnicas Verticais – Procedimentos, WFA – WILDERNESS FIRST AID – 1º socorros em Áreas Remotas – Eco e Aventura – ASHI – American Safety & Health Institute.

• Exerce a função de coordenador comercial e operacional na Empresa Aparados da Serra Adventure, estando a frente das formatações de novos produtos e das atividades de turismo de aventura. Além de atuar nas horas vagas como condutor local de Ecoturismo e turismo de aventura
A EMPRESA ELEMENTOS CURSOS ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA

• A 5 Elementos Cursos – Consultoria e Assessoria é a empresa responsável pelo projeto e desenvolve consultorias e implementação de normas técnicas de turismo e programas de capacitação em ecoturismo e turismo de aventura com atividades orientadas, em áreas naturais, proporcionando às pessoas a participação em situações direcionadas para os desafios do dia-a-dia, integração das pessoas com o meio ambiente, conhecimento, troca de experiências, aventura, lazer e qualidade de vida.

• Os profissionais atuantes possuem experiência em condução em áreas naturais, gestão de pessoas, normalização, capacitação, consultoria e certificação em turismo de aventura.

• É estabelecida no Rio Grande do Sul desde 2005, sendo pioneira em Capacitações e Treinamentos em Atividades ao Ar Livre, em Ecoturismo e Turismo de Aventura em todo o Brasil, com 17 anos de experiência na Serra Gaúcha, e com profissionais de 24 anos de atuação no cenário nacional, somos referência em Capacitações e Treinamentos nas atividades de Ecoturismo e Turismo Aventura.

• Temos a nossa sede em Cambará do Sul – RS, na Rua da Tradição nº 53, na estrada do Cânion do Itaimbezinho, no centro da cidade, no Cep 95.480.000, com os fones e WhatsApp (54) 9 9984.57.66 ou (54) 9 8447.96.51.

• Tem em suas operações, atividades voltadas ao Ecoturismo e Turismo de Aventura, com muita qualidade e segurança, e a nossa equipe tem experiência nas atividades desenvolvidas e com grande conhecimento das normas técnicas de ecoturismo e turismo de aventura.

• Estamos sempre trabalhamos com comprometimento e seriedade em nossa prestação de serviço, e com a nossa empresa de acordo com a Lei Geral do Turismo nº 11.771, de 17 / set / 2008, e as Normas Técnicas de Ecoturismo e Turismo de Aventura da ABNT, que conta com um Sistema de Gestão da Segurança implementado, a NBR ISO 21101, e este sistema é aplicado em todas as nossas atividades, Capacitações e Treinamentos, passeios e roteiros que operamos.

• É atuante na proteção e conservação do Meio Ambiente, com Ações Sócio Ambientais, desenvolvendo várias ações com o objetivo de conscientizar e sensibilizar os participantes destas ações a contribuírem no seu cotidiano para um meio ambiente cada vez melhor.

• Trabalhamos na primeira empresa no Brasil a ser certificada pelo Inmetro, a ABNT NBR 15331 – Sistema de Gestão de Segurança, em junho de 2010, através da ABETA – Associação Brasileira e Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Programa Aventura Segura do Ministério do Turismo, em dois produtos. Caminhada nas Trilhas do Vértice e da Trilha do Cotovelo no Cânion Itaimbezinho no Parque Nacional de Aparados da Serra, e a Caminhada nas Trilhas do Mirante e da Pedra do Segredo no Cânion Fortaleza no Parque Nacional da Serra Geral.
EMPRESA ASSOCIADA A ABETA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA

• A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA, desde 2004 atua ativamente na defesa dos interesses de seus associados perante o mercado, poderes público e privado. Hoje mais de 140 empresas com sedes em 22 estados e no Distrito Federal fazem parte da Associação.

• Representar, qualificar e promover seus associados são os objetivos maiores da ABETA que, por meio de diversas ações e parcerias, busca tornar estas empresas mais competitivas e referências mundiais na qualidade da prestação de serviços. Uma das consequências é a consolidação do mercado da vida ao ar livre no Brasil e a disseminação da oferta mais segura das atividades de aventura.

• Executora do Programa Aventura Segura – PAS. Iniciado em 2006, o programa foi resultado de uma parceria entre a ABETA, o Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional e contribuiu para o desenvolvimento turístico de 17 regiões do Brasil, em 13 diferentes Estados, que passaram a ter o ecoturismo e o turismo de aventura como fonte de desenvolvimento econômico qualificado, certificado e estruturado localmente.

• O programa foi baseado no desenvolvimento e aplicação de 32 Normas Técnicas Oficiais para os segmentos de ecoturismo e turismo de aventura, criando padrões de qualidade e segurança para a oferta das atividades.
ÍTENS INCLUSOS NO CURSO

• Instrução e acompanhamento pelos instrutores.

• Materiais individuais e coletivos para aulas práticas e apostila em PDF e demais materiais do Curso.

• Certificado Internacional da ASHI – American Safety & Health Institute, ou.

• Certificação Nacional de 1º Socorros em áreas remotas.
NÃO INCLUSO NO CURSO

• Transporte aéreo e/ou terrestre.

• Estadia antes, durante e após o período do curso (verificar disponibilidade de hospedagem).

• Almoço e demais alimentações e bebidas e demais despesas não mencionadas
SUGERIMOS TRAZER PARA ESTE CURSO

• Seu Kit de 1º Socorros.

• Um rolo de esparadrapo de 10 cm / Talas e demais equipamentos de 1º Socorros.

• Várias luvas Cirúrgicas.

• Lápis, Caneta, Prancheta e folhas para anotações.

• Caneca para água e café.

• Pen drive ou Micro SD para levar as apostilas e demais artigos do curso.
×